O programa turístico, hoje divulgado, é promovido pela câmara municipal e arranca no dia 04 de abril, prometendo mostrar a "riqueza do concelho" até 06 de dezembro.

Através desta iniciativa, destacou hoje o município, vai ser possível "descobrir os recantos misteriosos de centros históricos, caminhar por paisagens de tirar o fôlego, percorrer salinas e arrozais incríveis e cruzar os céus e as águas" de Alcácer do Sal.

O programa integra iniciativas variadas, organizadas em parceria com outras entidades locais, e que passam por canoagem, passeios de galeão, observação de aves, passeios de helicóptero e caminhadas.

Os visitantes vão ser sempre acompanhados por técnicos especializados nos vários setores, que vão garantir a segurança das atividades e dar a conhecer "o que de melhor existe em Alcácer", referiu a autarquia.

O "pontapé" de saída do "Alcácer com Vida", no dia 04 de abril, vai ser dado com a iniciativa "Pelos céus de Alcácer", que consiste em batismos de voo num helicóptero R44.

Estes passeios de helicóptero voltam a ter lugar nos dias 09 de maio, 03 de outubro e 01 de novembro, carecendo de inscrição prévia.

Para 18 de abril está agendada uma caminhada pelas margens dos rios Xarrama e Sado, por entre as aldeias tradicionais de São Romão e Rio de Moinhos, enquanto, a 01 de maio, a proposta passa por uma descida do Sado, por troços menos conhecidos.

"Pés no Sado", a 23 de maio, vai levar os visitantes por uma caminhada pela Reserva Natural do Estuário do Sado, entre Murta e a aldeia piscatória da Carrasqueira, com vista para o seu Cais Palafítico.

Uma descida em canoa pelo Sado, entre as aldeias de São Romão e Vale do Guiso (30 de maio), passeios no galeão do sal "Pinto Luísa" (24 de junho, 19 de julho e 26 de setembro) e um passeio numa embarcação típica do Sado entre a cidade de Alcácer e a aldeia de Vale do Guiso (04 de julho) são mais algumas das propostas.

A 08 de agosto, os turistas vão poder apreciar e visitar a salina da Batalha, através de um percurso a bordo do galeão "Pinto Luísa", seguindo-se, a 12 de setembro, "Um dia na quinta", podendo os visitantes trabalhar na horta, colher os produtos da terra e saboreá-los num almoço.

O programa inclui ainda mais duas caminhadas, a primeira pela Herdade da Barrosinha (24 de outubro) e a segunda na freguesia de São Martinho, com magusto na aldeia de Casebres (14 de novembro), encerrando com um passeio de barco para observação de aves no rio Sado (06 de dezembro).

RRL // MLM

Lusa/Fim