De acordo com um comunicado do Consulado Geral de Cabo Verde em Portugal, as mesas de voto abrirão às 08:00 e encerrarão às 18:00 de domingo.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, as mesas de voto estarão localizadas em Agualva, Alfornelos, Amora, Arrentela, Barreiro, Buraca, Carnaxide, Casal de S. Brás, Cova da Piedade, Damaia, Mina, Monte da Caparica, Odivelas, Porto Salvo, Queluz-Monte Abraão, Reboleira, Restelo, Rio de Mouro, Sacavém, São Domingos de Rana, Setúbal, Unhos, Vale da Amoreira, Vialonga e Zambujal.

Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria e Porto são as cidades que, a Norte, vão ter mesas de voto, enquanto Beja, Évora, Faro, Portimão, Quarteira e Sines farão o mesmo a Sul.

Nos Açores, haverá mesas de voto em três ilhas: Angra do Heroísmo (Terceira), Madalena do Pico (Pico) e Ponta Delgada (São Miguel).

O consulado alerta que, para exercerem o seu direito de voto, os recenseados devem fazer-se acompanhar do respetivo passaporte ou bilhete de identidade cabo-verdianos, mesmo que se encontrem caducados, ou de passaporte português válido.

Segundo disse à Lusa Wilson Lima, da comissão eleitoral, são "cerca de 15 mil" os cabo-verdianos registados como eleitores em Portugal, onde esta é a segunda comunidade imigrante mais representativa, com cerca de 50 mil pessoas.

Nas eleições presidenciais de Cabo Verde, estão aptos a votar 361.206 eleitores, 314.073 registados em território nacional e 47.133 no estrangeiro.

Concorrem a estas eleições três candidatos: o atual Presidente, Jorge Carlos Fonseca, que conta com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), o reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, apoiado pelo Partido Popular e por destacadas figuras do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), eJoaquim Monteiro, antigo combatente pela liberdade da pátria.

A votação de domingo encerra o ciclo de três eleições neste ano, depois das legislativas de 20 de março e das autárquicas de 04 de setembro.

SBR // VM

Lusa/Fim