Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

22 de Novembro de 2007, 19:31

Investigação: Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública para jovem investigadora da Universidade do Porto

A decisão de premiar esta jovem investigadora, de apenas 23 anos, foi divulgada hoje, depois de sucessivos atrasos, relacionados com mudanças na direcção do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

O prémio, no valor de 25 mil euros, é atribuído anualmente ao melhor trabalho português de investigação na área da saúde pública, tendo como objectivo apoiar e incentivar a investigação científica em Portugal.

A investigadora Sílvia Costa, integrada numa equipa de mais quatro elementos, venceu o prémio com o projecto intitulado 'Efeito do ferro no crescimento da Leishmania infantum', um protozoário parasita que vive obrigatoriamente dentro das células e tem capacidade para infectar seres humanos.

No projecto premiado, os investigadores descobriram que o ferro, em concentrações elevadas, inibe a replicação do protozoário.

Os estudos realizados por Sílvia Costa demonstram que a relação entre a quantidade de ferro no organismo e a capacidade de combate às infecções não se aplica da mesma maneira para todos os microorganismos invasores.

Neste caso concreto, a investigação mostrou que este protozoário é afectado por níveis elevados de ferro, ao contrário do que sucede noutras situações, em que a redução dos níveis de ferro impede os microorganismos de se multiplicarem.

FR.

Lusa/fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade