04 de Junho de 2008, 10:45

Tarragona: Estender roupa na varanda dá multa até 750 euros

Os habitantes de Tarragona - uns 757 mil - terão agora que cumprir diversas regras destinadas a garantir o respeito mútuo e a convivência entre vizinhos.

De acordo com as normas aprovadas pela Câmara, é proibido estender roupa à vista do público, nas varandas e janelas. Também não é permitido pendurar qualquer objecto que prejudique a estética da via pública ou que sobressaia das fachadas das casas ou das portas das lojas. Estas práticas só serão permitidas com autorização da Câmara.

Segundo o regulamento, é proibido sacudir tapetes, roupa ou outros objectos pessoais nas varandas e janelas. Essas práticas só podem ser praticadas fora das zonas habitacionais.

Também estará penalizado regar plantas nas varandas e janelas, sempre que exista a possibilidade de causar incómodos aos vizinhos dos apartamentos inferiores e peões.

Os agentes da Polícia Municipal já começaram a entregar cartas que advertem os cidadãos do custo que podem ter que suportar se não cumprirem o regulamento para a boa convivência.Alguns cidadãos sentem-se afectados com estas medidas. É o caso de diversos habitantes da zona antiga da cidade de Tarragona.

O presidente da Associação de Vizinhos da "Parte Alta", Gabriel Coy, afirmou que está muito enraizado o hábito de estender roupa nas varandas e regar as flores existentes nos balcões.

Vivem naquela zona urbana cerca de quatro mil pessoas. "Há muita gente que vive em apartamentos onde não há elevador e o seu estado de saúde não lhes permite subir as escadas até ao terraço para estenderem lá a roupa", disse.

A autarquia também está a estudar a hipótese de retirar, gradualmente, as parabólicas das fachadas dos edifícios.

RC.

Lusa/Fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade