Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

26 de Julho de 2008, 10:00

Sernancelhe: Nova biblioteca com espaços de homenagem a Aquilino Ribeiro

Nascido na freguesia de Carregal, o Mestre Aquilino dedicou muitos dos seus livros às gentes desta região, que apelidou de "Terras do Demo", e a autarquia quis deixar o seu nome ligado à nova biblioteca.

Hoje à tarde acontecerá a inauguração oficial da biblioteca, onde domingo estarão Aquilino Ribeiro Machado e Mariana Ribeiro, filho e neta de Aquilino Ribeiro, para inaugurar dois dos seus espaços dedicados ao escritor.

A biblioteca tem uma sala de conferências com o nome de Aquilino Ribeiro e também uma sala de leitura infanto-juvenil chamada "Arca de Noé", usando o título de uma obra do escritor, cujos restos mortais foram no ano passado transladados para o Panteão Nacional.

Aquilino Ribeiro escreveu várias obras para esta faixa etária e acabou por chegar às escolas, com "O Malhadinhas" (1958), "Arca de Noé - III Classe" (1935), "Romance da Raposa" (1924) e extractos de "O Livro de Marianinha" (1963), que dedicou à sua neta.

Estudiosos têm defendido que obras do escritor devem recuperar o seu lugar perdido nos manuais escolares.

A autarquia lembra que o edifício que agora acolhe a biblioteca "foi sempre um espaço de educação e de cultura, já que durante décadas funcionou como escola do ensino primário, onde centenas de jovens do concelho de Sernancelhe cumpriram a então escolaridade obrigatória".

A recuperação do edifício e as ampliações laterais orçaram em aproximadamente 600 mil euros, comparticipados em metade pelo Instituto Português do Livro e da Biblioteca.

Foram ainda gastos 110 mil euros em equipamento e mobiliário, 70 mil euros em fundo documental e 75 mil euros em equipamento informático.

"Local de descoberta, onde podemos encontrar respostas para as nossas dúvidas, estudar, pesquisar, passar os tempos livres, sempre em ambiente acolhedor, oferece um conjunto de serviços que a tornam um espaço completo, onde as novas tecnologias, a informática e o audiovisual convivem harmoniosamente com monografias, enciclopédias, dicionários, manuais", sublinha a autarquia.

A biblioteca situa-se no centro histórico da vila de Sernancelhe, integrando um conjunto patrimonial de interesse histórico juntamente com a igreja matriz, o pelourinho e a Casa da Câmara.

AMF.

Lusa/fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade