Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

31 de Janeiro de 2008, 13:02

Alcobaça: Autarquia vai instalar parque de campismo junto a central eléctrica abandonada

"Nós somos proprietários da margem esquerda e é lá que vamos colocar o parque, neste ano ou no próximo", explicou José Gonçalves Sapinho, que espera ver desbloqueado o futuro da central, que foi vendida pelo Instituto da Água (Inag) a um particular no âmbito da alienação de vários equipamentos públicos.

"Foi um lapso que está em vias de estar resolvido e só estamos à espera de um decreto que anule a venda", disse Gonçalves Sapinho.

"Essa venda não se podia efectuar", acrescentou o autarca, que reafirma a abertura da Câmara em promover a musealização da antiga central hidroeléctrica da Fervença.

O termo da concessão da central terminou em 1999, segundo o acordo estabelecido com privados em 1949 onde se previa que deveriam "entrar na posse do Estado todas as obras, máquinas, aparelhagem e respectivos acessórios utilizados para a produção e transformação de energia hidroeléctrica, os terrenos submersos pela albufeira, o edifício da Central, as casas dos guardas e do pessoal da exploração, os escritórios, oficinas e outras dependências anexas à Central e os terrenos, estradas ou caminhos para o respectivo acesso".

Aqueles bens entraram na posse do Estado mas foram vendidos por "erro administrativo a um particular, na sequência de um leilão", explicou José Gonçalves Sapinho, que acredita na anulação dessa venda.

Há cerca de ano e meio, a autarquia adquiriu três hectares que pertenciam à antiga Fiação e Tecidos, junto à central, e pretende construir agora, além de um parque de campismo, uma ciclovia entre aquela zona e o centro da cidade.

Concluída no início do século XX, a central servia a Fábrica de Fiação de Alcobaça e depois veio a produzir energia para as casas da zona, transformando a cidade numa das primeiras do país com electricdade.

PJA.

Lusa/Fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade