Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

26 de Setembro de 2007, 22:05

Internet: Diplomacias britânica e norte-americana lançam-se na blogosfera

O jovem ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Miliband, vai colocar as suas reflexões sobre a marcha do mundo num blogue que deverá ser activado hoje à noite, revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Do outro lado do Atlântico, em Washington, o Departamento de Estado lançou-se também hoje no universo dos blogues com o "Dipnote", um foro Internet destinado à troca de ideias sobre a política diplomática dos Estados Unidos.

Miliband, 42 anos, já tinha um blogue quando era ministro do Ambiente do antigo primeiro-ministro Tony Blair e achou essa experiência estimulante, explicou uma porta-voz.

O blogue, intitulado "Uma conversa mundial", proporá as reflexões do chefe da diplomacia britânica mas também as do secretário de Estado para os Assuntos Europeus, Jim Murphy. Será acessível no sítio do Ministério (www.fco.gov.uk).

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico admite ainda estar presente no sítio de partilha de ficheiros vídeo YouTube.

Em resposta às críticas contra o envolvimento britânico no Iraque ou no Afeganistão, David Miliband prometera conduzir uma diplomacia "mais comprometida".

"Ele tinha um blogue quando era ministro do Ambiente, isso incitou-o a continuar quando se tornou ministro dos Negócios Estrangeiros", explicou a porta-voz. "Pôde assim explicar a sua política e discutir com o pública de uma maneira pessoal", recordou ele.

"Com este blogue, o ministro e outros responsáveis farão o possível para responder às mensagens mas evidentemente não poderão responder a toda a gente", preveniu.

O antigo blogue de Miliband quando era ministro do Ambiente, o "Miliblog" tinha sido alvo de críticas: o ministro era suspeito de se servir dele para fins políticos, para defender o Partido Trabalhista no poder contra os seus detractores que o censuravam por ser hostil ao mundo rural. Em Setembro passado chegou a ser pirateado.

Já o "Dipnote" do Departamento de Estado promete falar francamente sem a carga da linguagem diplomática e convida o público a discutir as questões quentes do mundo de hoje.

Para a inauguração do blogue, a questão colocada para abrir o debate era:"Quem deve ser autorizado a possuir a arma atómica?".

O endereço do blogue do Departamento de Estado é: http://blogs.state.gov

TM.

Lusa/Fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade