Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

31 de Janeiro de 2008, 12:48

Leiria: GNR chamada a verificar nova descarga poluente na ribeira dos Milagres

Segundo José Carlos Faria, porta-voz da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, as autoridades só foram alertadas cerca das 11:00 apesar dos sinais indicarem que a descarga terá acontecido de madrugada.

"A água ainda está muito escura e com espuma preta", disse à Agência Lusa este responsável.

No local já estiveram militares da GNR, segundp José Carlos Faria.

Há cerca de um mês que a comissão não detectava uma descarga destas dimensões, embora a ribeira apresente sinais que "há despejos regulares", mas em menor quantidade.

A descarga de hoje foi mais um capítulo da história da ribeira, marcada por vários atentados ambientais atribuídos ao sector suinícola, que se debate com falta de locais onde fazer os despejos dos efluentes.

Os problemas ambientais da ribeira levaram mesmo o Estado a atribuir apoios suplementares para uma empresa que irá criar e gerir um sistema de saneamento das explorações, para impedir os despejos nos cursos de água, situação que se tem acentuado nos últimos anos.

Este mês esteve em debate a localização da nova Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas, que a empresa gestora quer construir na freguesia de Amor, e só depois da aprovação deste projecto é que o sistema irá arrancar.

O projecto deverá estar concluído dentro de dois anos mas, até lá, os efluentes terão de ser despejados em solos agrícolas ou, com descargas autorizadas, nos cursos de água.

PJA.

Lusa/Fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade