Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

31 de Dezembro de 2008, 23:54

Astronomia: Portugal e mais de 20 países observam o Sol

Em Portugal, o evento, que se assinala no Porto, Coimbra, Ponta Delgada, Fundão, Paços de Ferreira, Braga, Santa Maria da Feira, Ponte da Barca, Beja, Santarém e Espinho, é organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e pelo Grupo de Física Solar do Ano Internacional de Astronomia.

Ricardo Cardoso Reis, da organização portuguesa, sintetizou à Agência Lusa que o objectivo da actividade "Alvorada do Ano Internacional da Astronomia" é "pôr toda a gente a olhar para o Sol... se o tempo o permitir".

Seja com óculos especiais ou telescópios, seja com a ajuda de astrónomos profissionais ou amadores, seja ao ar livre ou entre quatro paredes.

No Porto, a actividade, que começa às 12:00 e se prologa até ao pôr-do-sol, decorre no Planetário da cidade. Já em Santarém é no Hotel Rural, em Coimbra no Observatório Astronómico da Universidade ou no Parque Verde do Mondego e em Espinho no Centro Multiusos.

No Planetário do Porto, além da observação do Sol, estão também previstas outras acções, como sessões temáticas, a exibição de documentários sobre o astro, a construção de relógios de sol e a apresentação de uma exposição de cartazes sobre o clima espacial.

Iraque, Estados Unidos e Índia são alguns dos outros países participantes na "Alvorada", que engloba mais de cem actividades um pouco por todo o mundo.

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, Portugal Continental tem na quinta-feira céu nublado e períodos de chuva. No Arquipélago dos Açores, o sol pode espreitar.

As Nações Unidas instituíram 2009 como o Ano Internacional da Astronomia, precisamente quando se completam 400 anos sobre as primeiras observações de Galileu com um telescópio.

ER.

Lusa/Fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade