Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

20 de Maio de 2008, 14:24

Corrupção: Pinto Monteiro defende sentimento de condenação na opinião pública para combater prática

"A primeira medida para combater a corrupção é criar junto da opinião pública o sentimento de que deve ser punida, porque enquanto a opinião pública pensar que com a corrupção todos se governam ou todos fazem nunca haverá punição", disse Pinto Monteiro aos jornalistas, em Lisboa.

O PGR comentava, assim, o aumento do número de denúncias de lavagem de dinheiro feitas junto da Procuradoria-Geral da República, que entre Janeiro e Abril deste ano atingiu as 299.

Segundo noticia hoje o jornal Correio da Manhã, este número representa quase metade das denúncias registadas no total do ano de 2006 e é fruto de comunicações feitas pela banca, denúncias anónimas e da própria actividade da Polícia Judiciária e do Ministério Público.

Pinto Monteiro mostrou-se satisfeito com o aumento das denúncias, considerando que elas aumentam "à medida que se cria um sentimento ético de que a corrupção deve ser punida".

Ressalvou, no entanto, que nem todas as denúncias conduzem a inquéritos e que é preciso escolher entre "o bom e o mau".

Questionado pelos jornalistas sobre se é a banca que está a denunciar, Pinto Monteiro disse haver de tudo um pouco e recusou ser "denunciante dos denunciadores".

O PGR falava aos jornalistas à margem da conferência "Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente: Segurança na Internet", promovida pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), em Lisboa.

CFF/MZA.

Lusa/Fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade