Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

30 de Janeiro de 2008, 10:32

Oeste: Autarca de Caldas quer reunião com nova ministra da Saúde para discutir localização de futuro hospital

"Não nos conformamos e esperamos ser ouvidos pela ministra sobre esta questão", disse o social-democrata Fernando Costa à Agência Lusa, salientando que já foi enviado um pedido de reunião à tutela, que espera seja atendido pela nova ministra, Ana Jorge.

O estudo de localização feito pela Escola Superior de Gestão do Porto define a freguesia de Alfeizerão, no limite sul de Alcobaça com Caldas da Rainha, como o local ideal para a construção de um novo hospital que sirva os concelhos daquela região.

Em reacção a esta conclusão, o autarca de Caldas da Rainha considerou, em declarações à Agência Lusa, que "não é a aceitável" a localização em Alfeizerão (Alcobaça) de um hospital para 250 mil pessoas.

Na resposta, o presidente da Câmara de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, também do PSD, recorda que o estudo de localização "teve o acordo das Câmaras", que remeteram para os técnicos a decisão final.

"Nós, os autarcas, sabíamos as regras do jogo" e "não devemos contestar as conclusões apenas porque não gostamos delas", disse.

Para o autarca de Alcobaça, Fernando Costa "não está a ser politicamente honesto". "Indicámos todos terrenos e estávamos a trabalhar todos no mesmo pé de igualdade e com o mesmo árbitro", acrescentou.

Confrontado com esta crítica, Fernando Costa escusou-se a comentá-la, lamentando apenas que o estudo tenha apenas procurado o "ponto geográfico equidistante" entre os dois concelhos quando a obra deve servir seis municípios (Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Bombarral, Peniche e Óbidos).

"Julgo que o estudo não está correcto", porque deveria contemplar um local "equidistante entre todos os concelhos", e não uma opção apenas entre Caldas da Rainha e Alcobaça.

Além disso, a escolha do local deve incluir outras condicionantes, como a população de cada um dos concelhos servidos, acrescentou Fernando Costa.

"O meu colega de Alcobaça talvez tenha justificações para sustentar a posição", mas "eu estou a ser tecnicamente honesto" ao "criticar o estudo", concluiu o autarca de Caldas da Rainha.

PJA.

Lusa/Fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade