Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

31 de Janeiro de 2008, 08:30

Nobel Paz: José Manuel Durão Barroso deverá estar entre nomeados, diz France Presse

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, também Nobel da Paz em 1996, indicou que havia proposto a candidatura de José Manuel Durão Barroso, por considerar que, sob a sua presidência, "a Comissão Europeia trabalha no sentido de um diálogo pacífico, contribui abundantemente para as forças da ONU, e auxilia os refugiados".

Como possível candidato está também o Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl e o Esperanto, avança a AFP um dia antes da data limite para a apresentação de "nomeações".

Segundo as regras em vigor, o comité Nobel não considera as candidaturas enviadas depois de 01 de Fevereiro, devendo os retardatários aguardar pelo ano seguinte pela sua vez.

Quanto ao nome do laureado, esse será conhecido em Outubro.

"Prevê-se que a edição de 2008 seja muito aberta", considerou Stein Toennesson, director do Instituto de Investigação para a Paz de Oslo e observador atento da para a realidade dos prémios Nobel.

"Esse facto deverá dar ao comité Nobel uma nova possibilidade para consagrar um candidato pouco conhecido e abrir o caminho aos Direitos Humanos ou à Paz, num conceito um pouco mais estreito do termo", considerou.

Um outro antigo laureado, o ex-Presidente soviético Mikhail Gorbatchev, propôs, segundo a imprensa alemã, o nome do antigo chanceler Helmut Kohl pela sua participação no desfecho pacífico da Guerra Fria e na reconciliação da Europa.

Também lançado foi o nome do Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika, cuja candidatura terá contado com o apoio dos deputados do país.

Dois parlamentares helvéticos avançaram a candidatura do Esperanto, considerada língua de paz.

Como é habitual, os cinco membros do comité Nobel poderão também nomear candidatos durante a primeira reunião, a 26 de Fevereiro.

MV

Lusa/Fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade