Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

31 de Janeiro de 2008, 12:14

Futebol: Liga - FC Porto pega na "lanterna vermelha" para alumiar regresso às vitórias

Com oito pontos de vantagem sobre a concorrência, que continua a ser encabeçada por Benfica, os "dragões" mantêm uma distância muito folgada para gerir, embora paire o "fantasma" da época passada, quando estiveram muito perto de desperdiçar na segunda volta igual margem.

No "clássico" de Alvalade, o FC Porto dominou e criou várias oportunidades flagrantes de golo, mas a verdade é que no primeiro quarto de hora já estava a perder por 2-0, resultado que registou o segundo desaire consecutivo dos "dragões" fora de casa.

No mesmo dia do confronto entre portistas e leirienses, o Benfica recebe na Luz a outra equipa que já venceu esta época os bicampeões, o Nacional, uma semana depois do moralizador triunfo (3-1) no terreno do Vitória de Guimarães, que ainda não tinha perdido no D. Afonso Henriques.

Para o primeiro grande objectivo da época, que ainda peca por um "fosso" de oito pontos, o triunfo dos rivais lisboetas serviu para reanimar as esperanças dos "encarnados", que continuam, porém, com o Sporting "à perna" (a três pontos) na corrida à meta secundária: qualificação directa para a Liga dos Campeões.

Entre os três "grandes", o Sporting, que acaba de qualificar-se para a final da Taça da Liga, tem a missão mais complicada nesta ronda, pois visita o Belenenses, um clube que só perdeu no Restelo uma vez, na distante segunda jornada, quando recebeu o Sporting de Braga (0-2), curiosamente o adversário dos "azuis" na jornada anterior (1-1).

Perdido o terceiro lugar para o Sporting, depois de ter jogado com o Benfica para o segundo, o Vitória de Guimarães continua por casa, agora para receber o Leixões, que ainda não ganhou fora de Matosinhos, mas que já arrecadou pontos em terrenos complicados, como nas visitas à Luz (0-0), Restelo (1-1) ou Bessa (0-0).

O Marítimo, o novo quinto classificado, viaja domingo a Coimbra com a pecha de ter perdido o goleador de referência, Makukula (sete golos), para o Benfica, na mais mediática transferência na reabertura do mercado em Portugal, que fecha hoje.

Quanto aos "estudantes", somaram apenas dois pontos nos últimos três jogos e contam só com um ponto "à maior" sobre a zona que relega para a Liga de Honra, que continua a ser ocupada por Paços de Ferreira e União de Leiria.

Tendo em conta os números recentes, os pacenses não passarão pela missão mais ajustada à condição de "aflitos". Visitam domingo o Bessa, terreno onde o Boavista ganhou os últimos quatro jogos como anfitrião e onde não perde desde a sétima jornada (2-4 com o Belenenses).

Cabe ao Estrela da Amadora a "honra" de abertura da jornada, quando receber sexta-feira o Sporting de Braga, uma equipa com ambições europeias mas que já leva quatro jogos sem vencer (uma derrota e três empates).

A jornada só fica concluída na segunda-feira, no Bonfim, onde o Vitória de Setúbal festejou quarta-feira o apuramento para a final da Taça da Liga, após o triunfo por 3-0 sobre o Beira-Mar, um bom tónico para a recepção que se segue, à Naval.

Programa da 18ª jornada:

- Sexta-feira:

Estrela Amadora - Sporting Braga, 20:30 (SportTV1).

- Sábado:

FC Porto - União Leiria, 19:15 (SportTV1).

Benfica - Nacional, 21:15 (TVI).

- Domingo

Vitória Guimarães - Leixões, 16:00.

Académica - Marítimo, 16:00.

Boavista - Paços Ferreira, 16:00.

Belenenses - Sporting, 19:30 (SportTV1).

- Segunda-feira:

Vitória Setúbal - Naval, 19:45 (SportTV1).

NF.

Lusa/fim

Agência Lusa

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade