O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), organismo da zona euro que controla a dívida grega, anunciou em comunicado que deu 'luz verde' a medidas "de curto prazo" destinadas a aliviar os encargos com a dívida da Grécia.

Esta decisão formal avaliza o que foi anunciado em 24 de dezembro pelo presidente do Eurogrupo.

Jeroen Dijsselbloem indicou, nessa ocasião, que a Grécia tinha dado garantias de continuar com determinação na via das reformas, abrindo caminho à aplicação das medidas de alívio que tinham sido aprovadas pelos ministros das Finanças da zona euro.

As medidas destinam-se a aliviar a dívida grega, designadamente a nível dos prazos de pagamentos dos empréstimos dos parceiros europeus e taxas de juro aplicadas.

Os ministros tinham chegado a acordo em 05 de dezembro, mas nove dias depois, a 14 de dezembro, as medidas de alívio foram suspensas, sob pressão da Alemanha, que contestava o facto de o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter anunciado uma série de medidas sociais abrangendo pessoas com reformas mais baixas e um adiamento da subida de impostos nas ilhas gregas que recebem refugiados.

EO (ACC) // MSF

Lusa/fim