António Almeida Henriques falava numa conferência de imprensa na Cidade da Praia, onde se encontra desde domingo à noite e após ter sido recebido, hoje de manhã, pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, a quem entregou o cheque.

O apoio fora prometido pelo próprio autarca viseense durante a visita que José Maria Neves efetuou em dezembro de 2014 a Portugal, e onde passou por Viseu, na altura em que a erupção vulcânica estava em curso.

Segundo o também antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional português, a estada em Cabo Verde prende-se com a sua participação nas Festas de São Filipe, que decorrem esta semana na ilha do Fogo, autarquia com a qual Viseu está geminada há mais de uma década.

Almeida Henriques, seguirá quarta-feira para São Filipe, de onde regressará à Cidade da Praia dois dias depois, adiantou, por outro lado, ter reiterado o convite a José Maria Neves para visitar a Feira de São Mateus, a mais antiga da península ibérica, que este ano realizará a 622.ª edição entre 06 de agosto e 13 de setembro.

A este propósito, Almeida Henriques indicou que, pela primeira vez, a Feira de São Mateus, visitada anualmente por cerca de um milhão de pessoas, contará com a Semana da Lusofonia, iniciativa destinada a assinalar os 40 anos das independências das antigas colónias portuguesas em África - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Na esfera económico-empresarial, Almeida Henriques disse estar interessado em desenvolver as relações comerciais entre Viseu e São Filipe, sobretudo nas áreas do ambiente - tratamento de resíduos sólidos -, e das telecomunicações, sem adiantar detalhes.

JSD // EL

Lusa/Fim