"A partir desta semana apresenta-se o preço médio do barril Venezuela no yuan chinês", explica o relatório semanal do Ministério de Petróleo e Minas (MPM).

Segundo o Ministério, o barril de petróleo venezuelano cotou-se hoje a 306,26 yuan, o que equivale a 39,16 euros, a uma taxa de câmbio de 6,55 yuan por dólar norte-americano.

O preço do petróleo venezuelano registou, esta semana, um ligeiro aumento de preço em relação à semana passada, altura em que o barril aparecia cotado a 46,14 dólares norte-americanos.

Segundo as autoridades venezuelanas, essa valorização do preço, na última semana, foi influenciada por "perspetivas mais favoráveis sobre a procura petrolífera mundial" e também "relatórios de uma menor produção global".

A 8 de setembro último o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que Caracas iria criar um novo sistema de pagamento internacional, com base em várias moedas, em alternativa ao dólar norte-americano.

"A Venezuela vai criar um novo sistema de pagamentos internacional e um cabaz com moedas de livre conversão como o yuan (da China), o euro, o iene (do Japão) e a rupia (da Índia), para nos libertar das amarras do dólar como moeda opressora do nosso país", disse Nicolas Maduro durante uma sessão especial da Assembleia Constituinte.

Segundo o presidente da Venezuela, a venda de "petróleo, gás e outros [bens]" passará a ser feita em "rublos, rupias, yuan e outras moedas".

"Esta decisão vai abrir o caminho para um novo sistema monetário, financeiro, internacional, e libertar-nos da chantagem do dólar" disse, anunciando que instou os venezuelanos a pressionarem os bancos do país a abrirem filiais na Rússia, China, Índia e Europa.

A 25 de agosto último o Presidente dos EUA, Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as "negociações em dívida nova e em capital emitidos pelo Governo da Venezuela e a sua companhia petrolífera estatal".

Caracas reagiu, acusando os EUA de usarem sanções para isolar o sistema financeiro venezuelano e de procurar agravar a crise económica venezuelana.

FPG // JPF

Lusa/Fim