O galardão, que substitui a partir deste ano o Prémio Portugal Telecom, é co-organizado pelo Itaú Cultural e tem como curadora a produtora cultural brasileira Selma Caetano. Valter Hugo Mãe e Chico Buarque estão entre os ganhadores do antigo prémio, em 2012 e 2010, respetivamente.

O escritor Pepetela está a concorrer com o livro "O tímido e as mulheres", publicado no Brasil pela Leya e Ondjaki, com "O céu não sabe dançar sozinho", da editora Língua Geral. O português Afonso Cruz inscreveu "Jesus Cristo bebia cerveja", da Alfaguara, e Valter Hugo Mãe, "A desumanização", da Cosac Naify.

Entre os brasileiros, Chico Buarque concorre com "O irmão alemão", da Companhia das Letras. Além dele, destacam-se Luiz Ruffato, inscrito com "Flores Artificiais", Fernanda Torres, com "Sete anos", ambos da Companhia das Letras, e o historiador Boris Fausto, com "O brilho do bronze: um diário", da Cosac Naify.

O total de obras inscritas no galardão foi de 664, já que os autores podiam enviar mais de um trabalho. A poesia é a que tem mais concorrente, com 252 livros, seguindo-se o romance, com 172, os contos (102) e as crônicas (32), todos publicados no Brasil, em sua primeira edição, em 2014.

Há também três inscritos em gêneros híbridos entre o conto e a crônica, um trabalho entre a crônica e a poesia, um miniconto, 12 novelas, 10 livros de memorialísticas, quatro de teatro e três obras de prosa e poética.

Este ano o prémio não se dividirá em categorias, será sim entregue aos quatro primeiros colocados, que receberão, respetivamente, 100 mil reais (28.600 mil euros), 60 mil reais (17.200 euros), 40 mil reais (11.400 euros) e 30 mil reais (8.500 euros).

Além dos nomes dos inscritos, foram divulgados hoje os cem jurados que escolherão até o fim de agosto os 40 livros classificados para as fases finais, entre críticos, tradutores, ensaístas, escritores e professores de literatura. Fazem parte do júri os três curadores do galardão, Selma Caetano, Noemi Jaffe e Rodrigo Lacerda.

Diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron divulgou que a quantidade de inscritos superou as expetativas. "Este é um período difícil para o mercado editorial, como de resto para toda a economia, o que reforça a importância de uma premiação como esta, e o acerto da decisão de formar esta parceria", afirmou, em nota.

O anúncio dos 12 livros finalistas está previsto para o mês de novembro, para que os quatro vencedores sejam conhecidos em dezembro, em cerimônia no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

FYB//GC.

Lusa/Fim