O milionário Donald Trump, que aspira a ser nomeado candidato a Presidente dos EUA pelo Partido Republicano, ganhará as primárias no New Hampshire, segundo as sondagens divulgadas pelas grandes cadeias de televisão norte-americanas, que lhe atribuem, em média, 31,2% dos votos.

Do lado do Partido Democrata, os estudos avançam com a vitória do senador Bernie Sanders, que lhe dão uma vantagem de 13,3 pontos percentuais em relação à ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

As sondagens divulgadas antes da votação indicavam também que os vencedores no New Hampshire serão Trump e Sanders.

O processo eleitoral para as Presidenciais norte-americanas deste ano arrancou a 01 de fevereiro no Iowa.

No caso dos democratas, Hillary Clinton venceu Bernie Sanders na eleição de delegados do Iowa, mas por uma margem mínima, uma vez que obteve 49,86%, a muito pouca distância dos 49,57% do seu adversário político.

No que respeita aos republicanos, o senador Ted Cruz, de ascendência cubana, ganhou ao bilionário Donald Trump, mas a grande surpresa foi Marco Rubio, também de origem cubana, ter ficado em terceiro lugar a apenas um ponto do magnata.

O facto de o Estado de New Hampshire ser o primeiro a organizar primárias após o 'caucus' (assembleias populares) de Iowa confere-lhe uma importância particular, porque representa, tradicionalmente, a tendência de quem serão os escolhidos das duas formações partidárias.

Após uma verdadeira maratona eleitoral, a eleição do próximo Presidente dos Estados Unidos, o 45.º da história norte-americana e o sucessor de Barack Obama, está agendada para 08 de novembro deste ano.

MP (SCA/HSF) // MP

Lusa/fim