A posição foi hoje expressa pelo líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, questionado sobre o assunto durante uma conferência de imprensa realizada hoje em Luanda.

A manifestação está prevista para o dia 26 de novembro, em Luanda, e o seu anúncio foi feito em carta, submetida a 10 de outubro ao Governo da Província de Luanda, à qual a Lusa teve acesso, em que se refere tratar-se de uma manifestação pacífica, a realizar-se entre as 15:00 e as 20:00.

A 10 de junho, 12 advogados angolanos subscreveram uma petição, que deu entrada no Tribunal Supremo, em Luanda, colocando em causa a legalidade da decisão de nomeação (oito dias antes) da empresária pelo seu pai e chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, e pedindo a sua suspensão.

"Achamos que é um facto importante, vamos esperar que com este desejo manifestado os órgãos competentes digam alguma coisa, porque se não disserem nós estamos mesmo, e nesse caso vou dizer eu, estou mesmo decidido a colocar este assunto ao Comité Permanente do nosso partido com a proposta de que a UNITA participe numa manifestação dessa", referiu o Isaías Samakuva.

Na terça-feira, o advogado David Mendes informou à Lusa que o Tribunal Supremo angolano aceitou receber a providência cautelar que pretende suspender a eficácia da posse de Isabel dos Santos como presidente da petrolífera Sonangol, tendo dado oito dias para o Presidente da República e a empresária se pronunciarem.

O líder da UNITA recordou que o grupo parlamentar daquele partido havia feito uma petição que não mereceu resposta nenhuma.

"De um lado seria um ato de solidariedade, mas de outro lado também de fazer valer os nossos direitos, de modo que espero que haja evolução, mas se não este será o curso dos acontecimentos", disse o dirigente da UNITA.

A carta de anúncio do protesto é subscrita pelo antigo primeiro-ministro de Angola Marcolino Moco, pelo jornalista William Tonet, pelo professor universitário Fernando Macedo, pelo ativista luso-angolano Luaty Beirão e pela ativista de direitos humanos Sizantina Cutaia.

NME // PJA

Lusa/Fim