Um comunicado divulgado pela UNICEF refere que o programa vai beneficiar 570 mil crianças menores de dois anos nas províncias da Zambézia, centro do país, e Nampula, norte.

"Estamos confiantes de que este apoio irá aumentar a mobilização e o compromisso político para a nutrição", afirmou Geert Anckaert, chefe da Secção de Boa Governação e Setores Sociais, citado na nota.

O representante do UNICEF em Moçambique, Marcoluigi Corsi, declarou que o apoio da UE vai ajudar o Governo e os seus parceiros a prover serviços na área da nutrição para crianças menores de cinco anos, mulheres grávidas e lactantes.

"Este generoso contributo da União Europeia ajudará o Governo e os parceiros a fornecer serviços e intervenções melhoradas em nutrição, água, saneamento e higiene", afirmou Marcoluigi Corsi.

A UNICEF vai canalizar 6,9 milhões para a iniciativa.

Na Zambézia, a taxa de desnutrição crónica é de 41% na província da Zambézia e de 50% na província de Nampula. Maputo regista a taxa mais baixa do país, 26%.

A UNICEF assinala que Moçambique tem registado progressos com o crescimento económico e a redução da mortalidade de crianças menores de cinco anos, porém as taxas de desnutrição crónica continuam altas.

PMA // EL

Lusa/Fim