"As pessoas não se apercebem que o Canadá tem sido muito duro com os Estados Unidos", disse Trump na Casa Branca, durante a assinatura de um decreto sobre a promoção da agricultura norte-americana.

"Toda a gente pensa que o Canadá é maravilhoso e amável e eu também adoro o Canadá, mas, durante anos, eles eram mais espertos do que os nossos líderes", acrescentou.

Ao abordar o tema da madeira, conhecida como madeira serrada no Canadá, Donald Trump desperta uma velha questão que divide os dois vizinhos há 35 anos.

O departamento de Comércio dos EUA anunciou na segunda-feira a introdução de direitos de importação que variam entre 3,02% e 24,12%, dependendo do produto.

"Os nossos agricultores merecem um governo que defenda os seus interesses", referiu o presidente norte-americano, prometendo ocupar-se dos produtores leiteiros do Wisconsin.

Após a sua deslocação a este Estado do norte do país, na semana passada, o Presidente republicano tem insistido no seu 'slogan' "Comprar americano, contratar americano" e tem multiplicado os ataques, por vezes violentos, sobre esta matéria.

JH // JPF

Lusa/Fim