"Inicialmente saíram 99 pessoas que foram resgatadas de imediato, em seguida dois grupos de 40, e lamentavelmente até agora há o registo trágico de nove pessoas mortas, e mais ou menos 28 foram dadas como desaparecidas", afirmou a diretora do Departamento Administrativo de Prevenção de Desastres (Dapard) de Medellín, Margarita Moncada.

A responsável lamentou a situação e assegurou que, segundo a autarquia do município, "é a primeira vez que se coloca uma situação destas, onde nos deram uma informação inicial de uma embarcação que se afundou com aproximadamente 170 pessoas", disse.

Diversos vídeos em circulação em redes sociais mostram um 'ferry' a afundar-se, enquanto outras embarcações de recreio se dirigiam para o local do incidente.

Alguns dos passageiros disseram aos meios locais que o barco parecia estar sobrelotado e que nenhum dos passageiros a bordo estava a usar coletes salva-vidas.

A embarcação, de quatro andares, afundou-se no início da tarde de domingo, com um responsável da região de Antioquia, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP), a admitir "uma situação grave".

ISG (SP/PCR)//ISG

Lusa/fim