Em causa está um debate de um requerimento apresentado pela maior bancada parlamento, o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) para eleger uma nova mesa do PN, alegando o fim da coligação com o Partido Democrático (PD) e a perda de confiança no presidente, que é do próprio CNRT.

O debate do requerimento foi adiado na terça-feira em solidariedade com o PD, devido à morte de uma dirigente do partido num acidente de viação perto de Díli.

Hoje, os deputados estiveram reunidos à porta fechada com o ministro do Interior, Longuinhos Monteiro, para analisar a situação que se vive em Timor-Leste e esse encontro durou mais tempo do que o previsto.

Os deputados acabaram por voltar ao plenário apenas às 16:00, uma hora mais tarde do que o previsto, tendo o Presidente do PN, Vicente da Silva Guterres, defendido o adiamento do debate para segunda-feira.

"Vive-se situação bastante sensível e delicada em torno à nomeação das chefias militares ao mais alto nível, que provocou crises ao mais alto nível, na Presidência da República, Parlamento nacional e Governo", disse.

"Eu tenho que confessar que estou muito cansado e pela importância deste debate e porque considero que deve ser transmitido em direto pela televisão, solicito às bancadas adiar o debate do requerimento para segunda-feira", explicou.

Todas as bancadas aceitaram adiar o debate, afirmando estar preparadas para o debate hoje se assim fosse decidido pelo requerente, o CNRT, tendo o líder desta bancada primeiro rejeitado o pedido, mas acabando por aceitar adiar o debate para uma sessão plenária extraordinária na quinta-feira.

"É a primeira vez na história da República Democrática de Timor-Leste e a primeira vez no órgão de soberania que é o Parlamento nacional que se vai fazer este debate. Dada a importância do assunto, acho que deveríamos fazer o debate com transmissão direta pela televisão para ajudar a que a população possa entender e acompanhar melhor o que está a acontecer", disse.

"Eu confesso que estou cansado. E por isso defendo que debatamos na segunda-feira", repetiu por várias vezes Vicente da Silva Guterres, agradecendo á bancada do seu partido aceitar o adiamento.

Vicente da Silva Guterres confirmou que o debate é retomado às 10:00 de quinta-feira (hora local, 02:00 em Lisboa) e que será transmitido pela rádio e televisão de Timor-Leste (RTTL).

Na terça-feira o presidente do Parlamento Nacional insistiu que o regimento do PN não prevê a eleição de uma nova mesa a meio da legislatura mas outras bancadas, incluindo a do CNRT e da Fretilin, sustentam que isso pode ser ultrapassado se houver vontade do plenário que é "soberano" para tomar a decisão.

A avançar esta proposta do CNRT implicará uma alteração em toda a mesa do parlamento, que tem atualmente quatro elementos deste partido e dois do PD (entre eles um dos dois vice-presidentes).

O cenário mais provável é de que a presidência seja assumida pelo atual vice-presidente, Adérito Hugo da Costa (CNRT).

ASP // JPS

Lusa/Fim