O país somou uma pontuação de 61 num total de 100 pontos, contra 60,5 no ano passado, confirmando a tendência positiva que mostra desde 2007.

Porém, nos últimos cinco anos, o crescimento perdeu velocidade.

O relatório indica que São Tomé e Príncipe tem um crescimento acelerado na categoria de Desenvolvimento Económico Sustentável, mas reduziu a taxa de progresso na categoria de Desenvolvimento Humano.

Na categoria Segurança e Estado de Direito, inverteu a tendência negativa que abrange a última década ao mostrar progresso desde 2012.

Porém, regista uma deterioração acelerada na categoria de Participação e Direitos Humanos, ou seja, a tendência dos últimos 10 anos acelerou desde 2012.

Entre os indicadores nos quais regista piores resultados estão a independência judicial e acesso à justiça, acesso à informação e serviços públicos online, participação da sociedade civil, liberdade de expressão, participação política das mulheres ou recursos humanos no ensino básico.

Melhores desempenhos foram verificados nos indicadores relacionados com corrupção e burocracia, refugiados políticos, proteção contra a discriminação, ambiente de investimento e concorrência na economia, infraestruturas de transportes e de tecnologias de informação ou acesso ao ensino secundário e superior.

Lançado pela primeira vez em 2007 pela Fundação Mo Ibrahim, o Índice Ibrahim de Governação Africano (IIAG) mede anualmente a qualidade da governação nos países africanos através da compilação de dados estatísticos.

O objetivo é informar os cidadãos, governos, instituições e o setor privado com base em dados concretos e quantificados que avaliam a provisão de bens e serviços públicos e os resultados das políticas para assim estimular o debate sobre o desempenho da governação.

A informação é recolhida junto de 36 fontes oficiais, das quais quase um terço são africanas, tendo este ano aumentado para 100 o número de indicadores.

Estes são usados para criar 14 subcategorias, que, por sua vez, formam quatro categorias: Segurança e Estado de Direito; Participação e Direitos Humanos; Desenvolvimento Económico Sustentável e Desenvolvimento Humano.

BM // VM

Lusa/Fim