Um total de 110 cabeças de gado bovino importados do Brasil e 53 porcos de origem inglesa destinados à reprodução já estão no arquipélago, num projeto inovador do BAD que está orçado em 4,5 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Hélder Menezes, que apoia a produção bovina, explicou que o objetivo é "garantir ao país a produção de carne destinada à alimentação" da população, procurando reduzir a importação.

"Esperamos que esse investimento possa constituir um núcleo multiplicador para a vulgarização da produção de carne em São Tomé e Príncipe, um desafio acrescido para a direção da pecuária e para os beneficiários", disse Hélder Menezes.

A roça Nova Olinda, dependência da antiga empresa agrícola Água Izé que foi, até 1982, uma unidade de produção de leite de vaca fresco foi reabilitado e transformado num centro de produção de carne bovina, caprino, suíno e, eventualmente, ovinos.

O governo cedeu 30 hectares de terra para o desenvolvimento desse projeto de criação de animais. Os 110 bovinos de raça pura importados do Brasil já estão em quarentena no local que vai acolher nos próximos dias 53 porcos importados da Inglaterra, com o financiamento de Taiwan.

Produção de milho, soja, amendoim e forragens verde para animais, estão contemplados neste projeto que o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Dias acredita ser "necessária ao prosseguimento das tarefas de recuperação económica e a confiança dos nossos parceiros nacionais internacionais".

Outra das preocupações da tutela é garantir a segurança alimentar das populações.

O diretor da pecuária explicou que 98 dos 110 bovinos serão posteriormente distribuídos às cooperativas de criadores de animais, devendo 12 ficar sob gestão direta.

O que se pretende com o projeto, segundo o representante do Banco Africano de Desenvolvimento é "melhorar a performance genética das raças locais e aumentar a produção suína e bovinas, melhorar a qualidade de carne e contribuir para a redução da importação de ração".

Já o ministro António Dias espera "encher este país de gado" de raça brasileira.

O objetivo final é "sermos autossuficiente na produção de carne para alimentação do nosso povo", acrescentou, salientando que o Governo está a estudar o alargamento do projeto à "produção de leite em São Tomé e Príncipe".

"Caso seja viável, técnica e economicamente, seguramente o faremos já que temos condições plenas para o desenvolvimento desse projeto", disse António Dias.

MYB // PJA

Lusa/fim