De acordo com o boletim de julho do Índice de Preços do Comércio Externo do INE de Cabo Verde, hoje divulgado, os preços dos produtos importados aumentaram 1,1%, face a junho. Um valor ainda assim inferior em 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior.

As categorias que contribuíram para a subida de preços na importação foram os bens de consumo (outros bens de consumo semiduradouros e material de transporte), bens de capital (máquinas e automóveis para uso particular) e combustíveis.

Esta subida de preços na importação foi atenuada pela categoria de bens intermédios, nomeadamente a diminuição dos preços de produtos transformados para a carpintaria e outros produtos transformados.

Os aumentos mais expressivos de preços nas importações registaram-se nos animais vivos e produtos do reino animal, produtos minerais, matérias têxteis e suas obras e material de transporte.

As diminuições de preços foram mais relevantes nos produtos do reino vegetal, das indústrias alimentares, bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres, tabaco e seus sucedâneos manufaturados, metais comuns e suas obras, máquinas e aparelhos, material elétrico, e suas partes, e aparelhos.

Em relação à exportação, o índice de preços situou-se em julho nos 102,7, o que representa um acréscimo de 0,8% face ao mês anterior.

SMM//PVJ

Lusa/Fim