Catherine Samba-Panza elogiou a "lição de coragem e determinação" que o papa deu ao viajar a Bangui, a capital da República Centro Africana, onde Francisco foi recebido no palácio presidencial.

"Todos os filhos e filhas deste país devem reconhecer as suas faltas e pedir perdão, um perdão sincero", afirmou, citada pelas agências de notícias internacionais.

Por seu lado, o papa Francisco pediu hoje ao Governo de transição da República Centro Africana e aos seus cidadãos que se inspirem no lema do país -- "unidade, dignidade e trabalho" -- para superar o conflito inter-religioso que nos últimos anos custou a vida a milhares de pessoas.

Depois de se reunir com a presidente Catherine Samba-Panza, Francisco felicitou as autoridades nacionais e internacionais pelos esforços que realizaram para dirigir o país nesta etapa.

A República Centro Africana terá um referendo constitucional no dia 13 de dezembro e duas semanas depois serão as eleições presidenciais, dois eventos que devem permitir o início da reconstrução do país.

ARP // ZO

Lusa/fim