Citado pela Inforpress na Assomada, interior de Santiago, Jorge Carlos Fonseca indicou que a visita tem três componentes, uma política, na Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo, outra visando o reforço da cooperação com a UE e, por último, contactar a comunidade cabo-verdiana residente nesses países.

No primeiro dia de visita, no Luxemburgo, Jorge Carlos Fonseca vai contactar a comunidade cabo-verdiana e terá encontros com o primeiro-ministro luxemburguês e com o ministro local da Integração, Família e Corporação.

"Dia 30, terei um encontro e um almoço de trabalho com o presidente da União Europeia, Durão Barroso, e serei recebido pelo presidente do Conselho Europeu", informou, salientando que será recebido, em conjunto, pelo Parlamento Europeu e por duas comissões, onde fará uma comunicação.

Ainda a pedido dos deputados europeus, segundo Jorge Carlos Fonseca, será realizada uma sessão cultural que vai levar uma mostra da gastronomia de Cabo Verde e um espetáculo musical com a participação da cantora Nancy Vieira.

Dia 02 de outubro, Jorge Carlos Fonseca disse que, além de contactar a comunidade cabo-verdiana na Holanda, terá "o privilégio de terminar a visita com uma audiência com o novo rei da Holanda".

"Creio que é simbólico e importante, sobretudo para a nossa comunidade. Holanda tem um novo soberano, que fez questão de me receber, ainda que, no caso da Holanda, não seja uma visita oficial", frisou.

Antes de regressar a Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca deverá participar numa cerimónia de apelo à paz no mundo, na Comunidade de Santo Egídio, em Roma, que também vai contar com a presença de outros chefes de Estado europeus.

Na digressão à Europa, Jorge Carlos Fonseca far-se-á acompanhar pelo secretário do Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, pelos embaixadores de Cabo Verde nos países a visitar e pelo deputado do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Jorge Santos.

"Infelizmente, pela reposta que tivemos, os deputados do PAICV não teriam disponibilidade para indicar um representante para nos acompanhar nessa visita, que é muito importante e de estreitamento de relações com a União Europeia, mas também com o Luxemburgo e com a Holanda", sublinhou.

JSD // MLL

Lusa/Fim