Esta edição do Festival resulta de uma parceria entre a organização do festival, a Embaixada de Portugal no Brasil e o Instituto Camões.

"Trazer, ao encontro do público, mais informações sobre as nossas origens portuguesas é fundamental. Afinal, nossas histórias de vida se entrelaçam em praticamente todos os aspetos", afirmou à imprensa a curadora do festival, Gisele Ferreira, quando da apresentação da iniciativa, a 12 de abril.

Peixoto e Ribeiro vão participar em conversas com o público, em encontros e oficinas, a partir de hoje, até 03 de maio.

O escritor vai protagonizar o Encontro dos Escritores Lusófonos, no dia 29, e o ilustrador e cineasta vai participar em diferentes sessões da Mostra de Cinema Infantil Flipoços 2015, a decorrer no âmbito do festival, que dedica uma secção ao realizador português.

Serão exibidos os filmes "A suspeita", "O banquete da rainha", "As coisas lá de casa", "Dodu, o balão lua", "A energia da terra chega para todos", "Passeio de domingo" e "Papel de Natal".

Nas diferentes sessões, Ribeiro dirigirá oficinas com crianças, que são convidadas a desenhar e a recriar personagens de "Papel de Natal".

Este é o quarto ano em que autores portugueses participam no festival, segundo a organização, que tem por objetivo organizar também o evento em Portugal, numa fase posterior.

No âmbito desta edição do Flipoços, será igualmente exibido o documentário "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes.

O escritor José Luís Peixoto está traduzido em 20 idiomas. Em 2001, venceu o prémio literário José Saramago, pelo romance "Nenhum Olhar" e, em 2010, o prémio italiano Libro d'Europa, com o romance "Livro".

José Miguel Ribeiro dedica-se aos estudos audiovisuais, nomeadamente à animação. Fez o filme "A Suspeita", em 1999, e estreou "Papel de natal", em dezembro passado.

Venceu 26 prémios internacionais, incluindo o Cartoon D'Or 2000. Faz também ilustrações de livros infantis.

Entre os brasileiros presentes em Flipoços, vão estar o cartoonista e ilustrador Ziraldo, de quem foi publicado este mês, em Portugal, o clássico "O menino quadradinho", a psiquiata e escritora Ana Barbosa Silva e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

FYB (MAG) // MAG

Lusa/ Fim