"Fizemos uma detenção importante no âmbito da nossa investigação esta manhã", indicou a polícia num comunicado. O suspeito, um homem de 18 anos, foi detido hoje de manhã pela polícia de Kent, sudeste de Inglaterra, "na zona portuária de Douvres" associado a factos "terroristas", precisou a polícia.

Entretanto, a estação de metro de Parsons Green, no sudoeste de Londres, foi reaberta hoje depois da explosão de sexta-feira, informou a Transport for London (TfL), operadora da rede de transportes.

Um engenho de fabrico artesanal, dentro de um balde branco, explodiu parcialmente numa composição de metro da linha District que se dirigia para o centro da capital britânica de manhã à hora de ponta.

Os feridos foram transportados para diversos hospitais de Londres.

O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), apesar das forças da ordem ainda não terem indicado se esta organização pode ter estado por trás do incidente de sexta-feira.

Com a subida do alerta para "crítico", soldados britânicos ajudarão a polícia para reforçar a segurança em postos chave de Londres, como a rede de transportes e os estádios de futebol.

MC // PJA

Lusa/Fim