A polícia de Hamilton disse, na sua página na Internet, que Tensing abandonou a prisão pelas 18:45 de quinta-feira (23:45 em Lisboa) após pagar 10% da fiança, indicando também que o homem esteve "sob vigilância por [risco de] suicídio" durante o tempo que passou detido.

O advogado de Tensing assegurou, em comunicado, que "pessoas de todo o país" se ofereceram, através a Internet, para ajudar a reunir o valor da fiança, de um milhão de dólares.

O jovem ex-polícia, de 25 anos, declarou-se, horas antes, não culpado, na sua primeira audiência em tribunal.

Tensing, que trabalhava na Universidade de Cincinnati, entregou-se na quarta-feira às autoridades depois de ter sido formalmente acusado de homicídio pela morte de Samuel Dubose, de 43 anos.

O polícia mandou Dubose parar porque este seguia num carro sem matrícula no campus universitário.

Inicialmente, Ray Tensing tinha dito que atirou sobre o homem de 43 anos porque ele ia fugir e arrastá-lo com o carro.

No entanto, imagens de uma câmara de videovigilância presa ao corpo do próprio polícia mostram que o agente nunca esteve em risco.

O vídeo mostra o polícia a aproximar-se de um veículo, e quando Ray Tensing pede os papéis do condutor, Sam DuBose pergunta porque é que o mandou parar e explica ter-se esquecido da carta de condução em casa.

Numa fração de segundo, a viatura arranca, vê-se o clarão do que parece um tiro disparado pelo polícia e este a correr em direção ao carro, que acaba parado na borda da estrada.

ISG//ISG

Lusa/fim