"Os deputados são representantes do povo e assumem o seu papel de representantes do povo e espero que todos eles, de todas as bancadas estejam presentes no ato de tomada de posse", disse Patrice Trovoada no seu regresso esta tarde ao país.

O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), principal partido da oposição são-tomense havia anunciado em comunicado, a semana passada que os seus deputados não participarão na cerimónia de investidura do presidente eleito Evaristo de Carvalho.

O MLSTP-PSD anunciara, também em comunicado, que a decisão do partido "foi unânime" numa votação realizada na comissão politica do partido.

"Eu penso que o MLSTP não deveria procurar bodes expiatórios, vamos todos respeitar a decisão do povo, a decisão do Tribunal Constitucional", esclarece o primeiro-ministro são-tomense.

A investidura de Evaristo de Carvalho acontece no próximo dia 03 de setembro e vai decorrer pela primeira vez numa praça pública.

"O presidente eleito irá tomar posse com todas condições e requisitos que este ato merece, por conseguinte vamos tentar dar esse ato a sua nobreza, a sua solenidade e seriedade", sublinhou Patrice Trovoada.

"Há um presidente eleito pelo povo e confirmado pelo Tribunal Constitucional, nós em São Tomé e Príncipe já tivemos muitas alternâncias de chefes de estado em democracia, vai ser o quarto chefe de estado, por isso vamos guardar a calma, o bom nome do país e vamos fazer as coisas como manda a lei e a praxe democrática", acrescentou o chefe do executivo.

Patrice Trovoada regressou esta tarde ao seu país depois de uma deslocação ao estrangeiro em que também participou na cimeira económica Japão África.

MYB // JPF

Lusa/Fim