Este incidente acontece uma semana depois de outro tiroteio em outro campus universitário norte-americano que fez nove mortos.

"Informações confirmadas: quatro vítimas, um morto e três feridos. O atirador está sob custódia policial. A situação está controlada. O campus não está sob ordem de recolhimento", escreveram os responsáveis pela Universidade de Northern Arizona (NAU) na rede social Twitter.

A NAU está localizada na cidade de Flagstaff, no Arizona, na região sudoeste dos Estados Unidos.

Os motivos do presumível autor do tiroteio ainda não são conhecidos e as autoridades locais não confirmaram, até ao momento, se as vítimas são estudantes da universidade.

Está prevista para hoje à tarde uma conferência de imprensa no campus universitário.

Na semana passada, um jovem de 26 anos, fortemente armado, matou nove pessoas no campus universitário de Umpqua, Roseburg, no estado de Oregon (noroeste). Depois dos disparos, o atirador, identificado como Chris Harper Mercer, suicidou-se.

Este caso veio relançar o polémico debate sobre o controlo de armas nos Estados Unidos.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai hoje encontrar-se com as famílias das vítimas do tiroteio de Roseburg.

Algumas horas depois do tiroteio no campus universitário de Umpqua, ocorrido no passado dia 01 de outubro, Obama expressou a sua emoção e a sua indignação, criticando a "inércia" do Congresso norte-americano, de maioria republicana, que recusa legislar regras mais restritas para a venda de armas nos Estados Unidos.

SCA // JMR

Lusa/Fim