O Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV) confirmou que, depois do sismo desta madrugada que destruiu aldeias inteiras no centro do país, a atividade sísmica prosseguiu nas últimas horas, com muitas réplicas com magnitude de cerca de 3 graus na escala de Richter.

Mas às 19:45 locais (18:45 em Lisboa), o chão voltou a tremer, causando medo entre as pessoas que se encontram perto das zonas afetadas, mas também nas equipas de salvamento que continuam no meio dos escombros à procura de possíveis sobreviventes.

O INGV confirmou que, após o forte terramoto das 03:36 locais (02:36 de Lisboa), cujo número de vítimas é ainda provisório, dado que há centenas de desaparecidos que poderão estar soterrados, ocorreram mais 159 tremores de terra com magnitude de entre 3 e 4 graus.

Outro dos sismos mais fortes ocorreu às 04:33 locais (03:33 de Lisboa) na zona de Nórcia, Perúgia, com uma magnitude de 5,4 graus.

A região, que sofreu no passado outros terramotos de forte intensidade, situa-se num ponto de alta perigosidade sísmica que percorre o eixo da cadeia montanhosa.

O Instituto de Geofísica acrescentou ainda que a profundidade das réplicas foi pequena, tendo a maioria delas ocorridos nos primeiros dez quilómetros.

ANC // EL

Lusa/fim