Uma dúzia de técnicos da Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE), Mecanismo de Estabilização Europeu (MEE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) visitaram esta manhã a Secretaria Geral de Contabilidade.

Nesta primeira etapa das negociações, os técnicos vão recolher dados sobre o estado das finanças públicas para fazer uma nova avaliação à luz do impacto que tiveram as restrições bancárias impostas há um mês na evolução financeira.

Há cálculos da CE que partem da base de que o impacto do controlo de movimentos de capitais sobre a economia vai obrigar a rever drasticamente as estimativas do crescimento económico.

Em vez dos cálculos originais - que partiam de uma estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia de 0,5% neste ano - agora prevê-se uma recessão de pelo menos 4%.

O Governo de Alexis Tsipras quer tentar evitar pedir um novo empréstimo intercalar e por isso quer concluir um acordo antes de 20 de agosto, data em que se vencem novos pagamentos ao BCE para os quais não há fundos disponíveis.

Tsipras quer evitar um novo empréstimo intercalar, necessário se não for concluído um acordo definitivo, porque este estaria vinculado a medidas que teriam de ser aprovadas no Parlamento.

MC // ATR

Lusa/Fim