"A escolha de Daviz Simango foi feita pela base, órgãos locais do MDM na Beira", explicou Sande Carmona.

Daviz Simango é o atual autarca da Beira e o presidente do MDM, terceira força política moçambicana com assento parlamentar.

Simango, que é filho do antigo vice-presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, partido no poder), Urias Simango, começou a sua carreira política na Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, quando ganhou em 2003 as eleições autárquicas na Beira.

Em 2008, quando a Renamo decidiu não indicar Daviz Simango para uma nova candidatura, um grupo do partido organizou uma campanha a favor de Simango, tendo culminado com a sua candidatura independente e vitória.

Além de Simango, Sande Carmona disse que já foram indicados também Manuel de Araújo e Fernando Bismarque como cabeças de lista para as eleições autárquicas nos municípios de Quelimane, na província da Zambézia, e Nampula, província com o mesmo nome, respetivamente.

Araújo candidata-se assim para um segundo mandato em Quelimane e Bismarque sai da Assembleia da República para tentar recuperar para o MDM uma autarquia que o partido perdeu na segunda volta da intercalar convocada após a morte do autarca Mahamudo Amurane, em outubro do ano passado.

O porta-voz do MDM acrescentou que os nomes serão submetidos à Comissão Política do partido, que se vai reunir nos próximos dias para analisar as candidaturas.

"Para o MDM, está tudo pronto para estas eleições", observou Sande Carmona.

O MDM é o primeiro partido a apresentar candidatos para as quintas eleições autárquicas de Moçambique, marcadas para 10 de outubro.

Estas eleições tem a particularidade de serem as primeiras de um novo modelo que resulta das alterações da Constituição que estão em curso.

Os líderes das autarquias vão passar a ser escolhidos a partir da lista mais votada para a assembleia municipal, deixando de ser sufragados diretamente em boletim de voto próprio, como se verificava desde as primeiras eleições autárquicas, em 1998.

EYAC // EL

Lusa/Fim