Na conferência de imprensa de antevisão ao primeiro jogo na competição, João Moutinho considerou que a substituição de Julen Lopetegui por Fernando Hierro é uma questão que diz respeito ao adversário, sem esperar grandes mudanças na forma de jogar de Espanha.

"Estou certo de que a Espanha se tem preparado da melhor forma e não acredito que estas mudanças possam alterar muito a sua forma de jogar. Creio que se manterão fiéis ao que fizeram na qualificação. Esperamos uma equipa forte, que vai criar grandes dificuldades", analisou o jogador que alinha nos franceses do Mónaco.

Perante este cenário, João Moutinho prometeu uma formação portuguesa "com qualidade, que quererá estar dentro do jogo e sair vitoriosa".

"Estamos focados em atingir os nossos objetivos e estamos a trabalhar bem para os conseguirmos. Sabemos da nossa responsabilidade e o que temos de fazer dentro de campo", vincou o médio.

Seguindo uma ideia já mencionada pelo selecionador Fernando Santos, João Moutinho não quis integrar Portugal no lote de favoritos à conquista do título mundial, mas reconheceu que a equipa das 'quinas' "é uma das candidatas", até que porque enverga o escudo de campeão da Europa.

"Somos campeões europeus, sabemos da nossa qualidade, temos uma equipa com jovens e com ambições em alto. Vamos dar o nosso melhor começando já amanhã [na sexta-feira] contra Espanha", sublinhou.

Questionado se o título europeu conquistado em 2016 coloca aos jogadores portugueses uma pressão adicional para este Mundial, o experiente centrocampista prefere falar numa "pressão boa".

"Pressão temos em todos os jogos, de representar um país com milhões de pessoas a quem queremos dar alegrias. Temos pressão de fazer e dar o nosso melhor, mas essa é uma pressão boa. Vamos dar o máximo para podermos deixar felizes quem nos apoio com grande coração", sublinhou.

Questionado sobre se a sua presença na conferência de imprensa seria sinal de que seria titular frente a Espanha, Moutinho, acompanhado pelos sorrisos do selecionador Fernando Santos, que estava sentando ao seu lado, respondeu com diplomacia: "Não está garantido. Já vim a uma conferência de imprensa e acabei por não estar presente no 'onze' do dia seguinte."

"Todos temos trabalhado de forma excecional. Estamos a dificultar as contas do selecionador, porque queremos ajudar Portugal a atingir os seus objetivos. [Fernando Santos] Escolherá a melhor equipa e eu, como todos, darei o máximo para vencermos", completou.

Portugal estreia-se no Grupo B do Mundial2018 na sexta-feira, frente à Espanha, em Sochi, a partir das 21:00 locais (19:00 em Lisboa), sob arbitragem do italiano Gianluca Rocchi.

JPYG/RBA // JP

Lusa/Fim