Segundo Élio Greselin, bispo de Lichinga, capital da província de Niassa, no norte do país, Luís Gonzaga Ferreira da Silva, 90 anos, morreu vítima de "complicações no coração", dias após ser atropelado em Angónia, na província de Tete, no centro.

"É uma grande perda para Lichinga, Angónia e Niassa, porque era um bispo extraordinariamente conhecido e querido pelas comunidades pela obra que desenvolveu a favor dos mais necessitados", afirmou Élio Greselin.

A província de Niassa, assinalou o bispo de Lichinga, vai recordar com "amor" o trabalho de Luís Gonzaga Ferreira da Silva na educação e na saúde, bem como a sua presença junto das vítimas da guerra civil moçambicana, que durou 16 anos.

"Foi o iniciador de projetos muito importantes na educação, que permitiram estudos a pessoas muito pobres, e na saúde, com a construção de centros de saúde nas zonas onde o Estado não chegava", acrescentou Élio Greselin.

Num tempo de grandes dificuldades para Niassa, devido à guerra civil, Luís Gonzaga Ferreira da Silva manteve-se forte no conforto aos atingidos pelo conflito, recordou ainda o bispo de Lichinga.

O religioso, natural de Santo Tirso, Portugal, será enterrado na próxima segunda-feira no cemitério de São Francisco Xavier de Lifidzi, no distrito de Angónia, em respeito ao seu pedido de ser sepultado junto das comunidades às quais dedicou a sua vida.

PMA // MLL

Lusa/Fim