Falando na Conferência Internacional de Cooperação no Gás, em Durban, esta semana, o governante disse que o Governo "estima receber 160 mil milhões de dólares [cerca de 135 mil milhões de euros] num período de 20 anos através dos investimentos nas infraestruturas energéticas do gás, e a economia deve acelerar rapidamente".

Nas declarações feitas na conferência, citadas pelo site noticioso sul-africano Business Report, Augusto Fernando lembrou que "a procura por gás natural tem estado a aumentar desde 2004" e acrescentou que "esta é uma das razões por que estamos a desenvolver um gasoduto entre Moçambique e a África do Sul".

Este país, concluiu, teve uma oportunidade para beneficiar do desenvolvimento de gás natural liquefeito no futuro ao juntar-se a outros países na região, o que ajudará a estimular a economia e a criar novos empregos.

Moçambique pode vir a ser um dos maiores exportadores mundiais de petróleo, a par do Qatar e da Austrália, no seguimento dos investimentos que estão a ser feitos pelas maiores petrolíferas a nível mundial.

MBA // VM

Lusa/Fim