O chefe da diplomacia moçambicana, Oldemiro Baloi, encontrou-se hoje, à margem da Cimeira da União Africana, em Adis Abeba, com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Mikhail Bogdanov, também enviado especial do Presidente russo, Vladimir Putin, para África e Médio Oriente.

Os dois governantes passaram em revista as relações de cooperação e "manifestaram o desejo de fortalecer e incrementar as relações de cooperação nas áreas de economia e política internacional".

Durante o encontro, foi entregue uma carta de Putin dirigida ao novo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, cujo conteúdo não foi revelado.

Também à margem da cimeira na capital da Etiópia, Oldemiro Baloi manteve hoje uma audiência com o primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, "para avaliar as relações históricas entre Moçambique e Suécia e estabelecer entendimentos para o relançamento da cooperação nos domínios económico, político e diplomático", segundo o comunicado do Governo moçambicano, sem avançar pormenores.

Na reunião, Lofven foi esclarecido sobre as cheias no centro e norte de Moçambique, que já mataram pelo menos 117 pessoas, 93 das quais na província da Zambézia.

Baloi representa o Presidente Filipe Nyusi na Cimeira da União Africana, iniciada na sexta-feira em Adis Abeba, sob o tema "2015: Ano da Capacitação da Mulher e Desenvolvimento Rumo à Agenda 2063 de África".

No primeiro dia da reunião, o Governo moçambicano declarou o seu compromisso com os objetivos de integração definidos na Agenda 2063 de África, comparando-os "à epopeia de emancipação política no continente".

"Estamos a desenvolver a Agenda 2063 de modo a galvanizar e unir os povos deste continente em torno de uma visão comum de uma África na liderança", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique.

Lançada em 2013, a Agenda 2063 é um projeto pan-africano a longo-prazo que visa integrar progressivamente todo o continente, podendo vir a resultar num mercado comum, livre circulação e união monetária.

HB // VC

Lusa/Fim