"Estendo as minhas felicitações a Pequim pelo facto de a cidade ter sido escolhida para acolher os Jogos Olímpicos de inverno de 2022", disse Laurent Fabius, num comunicado emitido no sábado.

"A excecional mobilização das autoridades chinesas, assim como o profissionalismo e sucesso dos Jogos Olímpicos de 2008, contribuíram para esta escolha. Desejo os maiores sucessos aos Jogos Olímpicos de inverno de 2022 em Pequim e estou certo que estes vão efetivamente promover os valores universais do desporto", acrescentou.

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou na sexta-feira que Pequim vai organizar os Jogos Olímpicos de inverno de 2022, segundo a votação dos membros do organismo.

A capital chinesa vai tornar-se na primeira cidade a organizar os Jogos Olímpicos de verão, em 2008, e de inverno, depois de ter sido eleita em detrimento da capital do Cazaquistão, Almaty, pela maioria dos membros votantes do COI.

Depois de Sochi, na Rússia, ter acolhido a competição em 2014, a próxima edição dos Jogos Olímpicos de inverno vai ser disputada em Pyeongchang, em 2018, antes da organização chinesa.

FV (JP) // FV.

Lusa/Fim