Rui Mangueira e Fernanda Fernandes, em declarações à imprensa no final do encontro, sublinharam as boas relações de amizade e de cooperação entre os dois países, que guiaram a cordialidade das discussões.

Segundo Fernanda Fernandes, Angola e Cabo Verde têm uma história comum, e uma comunidade cabo-verdiana antiga no Estado angolano.

A governante cabo-verdiana frisou que alguns aspetos, nomeadamente administrativos, que devem ser tidos em conta.

"E temos encontrado um grande acolhimento, uma grande abertura no sentido de encontrarmos conjuntamente as soluções para pequenos constrangimentos que ainda existem, sobretudo a nível da documentação", destacou Fernanda Fernandes.

Este mês, aquando da passagem do Presidente de Cabo Verde por Angola, Jorge Carlos Fonseca, num encontro mantido com a comunidade cabo-verdiana residente, foram manifestadas várias preocupações, uma delas as dificuldades na renovação da documentação de residência, a nível do registo civil e a obtenção de nacionalidade.

Jorge Carlos Fonseca disse estar a par desses problemas, prometendo exercer a sua influência para a solução dos mesmos.

Em Angola, está situada a maior comunidade cabo-verdiana nos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), maioritariamente nas províncias de Luanda e Benguela.

Por sua vez, Rui Mangueira referiu que no encontro foram esclarecidos pontos de vista comuns e abordados em alguns detalhes aspetos relacionados com a justiça, para se superarem dificuldades.

"Algumas dificuldades que são visíveis, sobretudo no seio da comunidade. Tudo isto tem como base as boas relações de cooperação e também de irmandade que existe entre Angola e Cabo Verde", disse Rui Mangueira.

NME// APN

Lusa/Fim