"Desde janeiro até à data, 1.711 pessoas foram privadas de liberdade no âmbito deste plano que o Ministério Público tem vindo a levar a cabo e que, a partir do dia de hoje, [sexta-feira] é reforçado", afirmou a mesma responsável, durante o seu programa "Justiça e Valores" transmitido pela emissora privada Unión Radio.

Luisa Ortega revelou ter designado 185 procuradores em todo o país para "lutar contra aqueles que pretendem desestabilizar a economicamente" a Venezuela.

A procuradora-geral afirmou que o Ministério Público tem estado a apoiar o Executivo para fazer frente a esta "desestabilização económica" e que, por isso, centenas de pessoas acusadas de delitos como contrabando de alimentos e produtos do cabaz básico ou de açambarcamento tem sido levadas à Justiça.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem vindo a denunciar, há mais de um ano, que está em marcha uma "guerra económica", pela qual responsabiliza empresários e a oposição.

Esta "guerra económica" figura, a seu ver, na origem da grave escassez de produtos básicos na Venezuela, assim como da "inflação induzida" que, no final do ano passado, se fixou em 68,5%.

DM // DM.

Lusa/Fim