Em comunicado, o organismo indicou que "está a acompanhar a situação no Nepal, e que tem mantido contacto permanente com o Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China em Macau, de modo a acompanhar o desenvolvimento" da mesma.

No domingo, o Gabinete de Gestão de Crises do Turismo já tinha emitido um alerta aos residentes de Macau "para não se deslocarem neste período ao Nepal".

Entretanto, a Cáritas e a Cruz Vermelha de Macau lançaram campanhas de angariação de fundos para ajudar as vítimas do sismo, informou hoje a imprensa local.

No caso da Cáritas Macau, os donativos podem ser feitos através da sua página na Internet e de contas em vários bancos naquela Região Administrativa Especial chinesa.

Já a Cruz Vermelha de Macau vai doar 300 mil patacas (34,5 mil euros), tendo iniciado um campanha de recolha de donativos.

O número oficial de mortos na sequência do forte sismo que atingiu no sábado o Nepal supera os 4.000, segundo um novo balanço de Katmandu.

O sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, foi registado no sábado e teve o epicentro a cerca de 80 quilómetros da capital nepalesa de Katmandu. O abalo foi sentido noutros países, como Índia, Bangladesh e China, e provocou avalanchas nos Himalaias. Fortes réplicas foram sentidas durante o dia de domingo.

FV (IG/SCA) // EL

Lusa/Fim