Na época do Ano Novo chinês é habitual as famílias realizarem limpezas profundas à casa e desfazerem-se de objetos que já não precisam ou que consideram velhos.

O Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) lança uma campanha todos os anos para "a recolha de lixo de grande dimensão" em todos os bairros da cidade e este ano disponibiliza 118 postos -- mais dez do que no ano passado -- onde a população pode deixar os materiais de que se quer desfazer, entre 25 de janeiro e 07 de fevereiro, véspera do primeiro dia do Ano do Macaco.

O número de postos foi aumentado este ano por uma questão de "conveniência da população" e por haver "espaço disponível" para instalar os pontos de recolha, disse fonte do IACM à agência Lusa.

No ano passado, a Companhia de Sistemas de Resíduos de Macau (CSR) destruiu as 287 toneladas de mobílias recolhidas durante os feriados do Ano Novo chinês. Este ano, entre os dias 01 e 03 de fevereiro foram já recolhidas 136 toneladas.

Questionado sobre o destino dado aos materiais recolhidos, o IACM indicou que, dependendo do tipo, são incinerados ou levados para o aterro de resíduos de materiais de construção, uma opção criticada pela Caritas.

Por outro lado, respondeu que não são entregues às associações ou organizações não-governamentais, porque, até à data, o IACM não recebeu pedidos das mesmas.

"Eu vi o anúncio nos jornais com a localização dos pontos de recolha, mas não vem especificado o que fazer para ter as mobílias", afirmou Paul Pun, secretário-geral da Caritas.

A título de exemplo, Paul Pun disse que por vezes a Caritas recebe do IACM equipamentos em estado seminovo.

A falta de espaço é uma das questões logísticas apontadas pela Caritas, já que a associação diz não ter espaço para receber as mobílias diretamente, pelo que o secretário-geral mantém a reivindicação antiga feita ao Governo para disponibilizar um armazém para o efeito.

"Se calhar estamos a ser ingénuos, mas o que o IACM e o Governo deviam fazer era disponibilizar um espaço para armazenar os equipamentos durante dois ou três dias para a facilitar a seleção e distribuição pelas famílias desfavorecidas", acrescentou.

FV (ISG) // PJA

Lusa/fim