Kim Jong-Un proferiu estas declarações enquanto supervisionava exercício militares, indicou a agência KCNA, sem especificar a data da realização das manobras aéreas e navais.

"Ele apenas declarou estar fora de questão a possibilidade de ficarmos de braços cruzados perante os cães raivosos que ladram abertamente que vão deitar abaixo [o regime] através da introdução de 'mudanças' no sistema socialista, um berço que o nosso povo considera mais valioso do que as suas próprias vidas", diz um despacho da KCNA.

O líder norte-coreano acrescentou que Pyongyang está pronta para "qualquer guerra, incluindo uma com as forças armadas tradicionais e uma nuclear".

Numa entrevista, no passado dia 22, ao YouTube, o Presidente dos Estados Unidos invocou a possibilidade de o regime norte-coreano colapsar.

A Coreia do Norte é "a nação mais isolada, a mais penalizada e a mais hermética à face da Terra", disse Barack Obama, afirmando que a Internet acabará por penetrar no país, e que "se assistirá ao colapso deste tipo de regime", estando os Estados Unidos a procurar formas de acelerar o fluxo de informação no país.

No passado domingo, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano qualificou de absurdos os comentários, acrescentando que as tentativas para derrubar o regime apenas vão fortalecer a unidade no seio do povo norte-coreano.

DM // DM.

Lusa/Fim