Segundo a polícia militar, o suspeito, cuja identidade não foi revelada, foi conduzido à esquadra para interrogatório, enquanto cerca de 70 polícias lançaram uma operação na favela São José Operário (zona oeste) para tentar identificar os autores do crime que chocou o país.

O suspeito foi libertado por falta de provas, segundo o jornal O Estado de São Paulo, não havendo à data suspeitos detidos.

Na sexta-feira, a polícia civil tinha ouvido e libertado outros três suspeitos.

No início da operação na favela de São José Operário houve um tiroteio, mas não foram registados feridos. A polícia apreendeu três carros roubados e droga.

A violação da adolescente por mais de 30 homens no Rio de Janeiro consternou o Brasil e desencadeou uma série de condenações nas redes sociais, incluindo da Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, e do Governo interino.

O 'hashtag' #EstuproNãoÉCulpaDaVítima inundou a rede social Twitter nas últimas 24 horas e acompanhou a indignação de milhares de internautas contra a violação coletiva sofrida por uma jovem de 16 anos.

Um vídeo da agressão foi divulgado nas redes sociais, com imagens da menor nua e desmaiada, a sangrar, enquanto o autor da gravação comenta que foi violada por pelo menos 30 pessoas.

O caso provocou comoção no país e provocou a condenação da sociedade, da ONU, de Rousseff e do Presidente interino do Brasil, Michel Temer, que assumiu o cargo a 12 de maio.

Temer condenou hoje com a mais "absoluta veemência" a agressão sexual de que foi vítima a jovem no Rio de Janeiro, no passado fim de semana, e considerou "absurdo" que "em pleno século XXI" se tenha "que conviver com crimes bárbaros como esse".

"Tomaremos medidas efetivas para combater a violência contra a mulher", afirmou Temer na sua conta do Twitter, um dia depois de conhecida a brutal violação da adolescente.

O chefe de Estado interino adiantou que será criado um departamento na Polícia Federal para coordenar em todo o país o combate a crimes contra a mulher e sublinhou que o Governo está mobilizado, juntamente com o ministério público do Rio de Janeiro, para "castigar com rigor os autores da violação".

A polícia já identificou quatro pessoas pela sua participação "direta ou indireta" na violação e "está a analisar" possíveis mandados de prisão, que ainda não foram emitidos.

Segundo relatou a jovem à polícia, durante a madrugada de sábado, foi até uma favela da zona oeste do Rio para se encontrar com um rapaz com quem mantinha uma relação.

A adolescente esteve sozinha com ele durante algumas horas e depois -- contou -- perdeu a consciência até domingo, quando despertou nua, dopada e rodeada de 33 homens armados com espingardas e pistolas.

O caso abriu um debate no Brasil sobre a chamada "cultura da violação" e provocou numerosas críticas, dentro e fora das redes sociais, contra a "sociedade machista".

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é violada a cada 11 minutos no país e, em 2014, 47.636 pessoas sofreram uma agressão sexual.

FV (ANC) // FV.

Lusa/fim