"Deportámos esta noite a jornalista para a Austrália, (num voo) da Qantas", disse à AFP o funcionário da imigração Yan Wely Wiguna.

Na sexta-feira, as autoridades indonésias tinham informado que a jornalista iria ser enviada de Jacarta para Sydney.

Candace Sutton, jornalista do Daily Mail, foi levada para interrogatório por agentes da imigração na quarta-feira, quando estava a entrevistar um familiar de um dos condenados à morte australianos num hotel na ilha de Java.

A entrevista estava a decorrer na cidade portuária de Cilacap, perto da prisão onde os traficantes Myuran Sukumaran e Andrew Chan deverão ser executados.

O porta-voz do departamento de imigração Heriyanto disse que Sutton "falhou em apresentar um visto de jornalista" e violou as leis de imigração ao trabalhar com um visto de turista que comprou à chegada à Indonésia.

Os australianos encontram-se entre um grupo de estrangeiros, incluindo um francês e um brasileiro, que deverão ser executados em breve.

Entre estes inclui-se Rodrigo Gularte, o segundo brasileiro condenado à pena de morte na Indonésia por tráfico de drogas.

Em janeiro, o Governo indonésio executou seis presos por tráfico de drogas, incluindo o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, executado por fuzilamento, após aguardar durante 10 anos no "corredor da morte" pela aplicação da sentença a que tinha sido condenado.

Marco Archer Cardoso Moreira foi preso por tráfico de 13 quilos de cocaína em 2003 e julgado em 2004. Os pedidos de clemência feitos pelo condenado e pelo Governo brasileiro foram negados.

Rodrigo Gularte, 42 anos, foi julgado e condenado em 2005, por entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína em pranchas de surf.

FV (FYB) // FV.