O objetivo é "responder de maneira digna e com todos os elementos de segurança", para que as famílias possam ter acesso a "serviços básicos" e perspetivas de "desenvolvimento social e económico", declarou o Presidente Jimmy Morales, em conferência de imprensa.

De acordo com Morales, o projeto está a ser pensado para a Finca de la Industria, propriedade do Estado e localizado no departamento de Escuintla, um dos mais afetados.

As medidas fazem parte do Plano Nacional de Resposta e Reconstrução, que pressupõe também mil abrigos temporários de transição.

Os projetos propostos, incluindo a recuperação de infraestrutura e agricultura, serão superiores a 56,8 milhões de euros.

No total do complexo da área vulcânica existem 3.778 casas, onde se estimam que vivam mais de 110.000 pessoas, para as quais "vão procurar uma alternativa", concluiu o Presidente.

A erupção, registada no dia 03 de junho, afetou, principalmente, os departamentos de Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango.

Até ao momento, as autoridades resgataram 110 cadáveres, estimam em 197 os desaparecidos e em mais de 1,7 milhões as pessoas afetadas.

FST // JMC

Lusa/Fim