"Para nós, os próximos cinco anos, 10 anos, será a década de habitação para todos, década de água para todos, década de eletricidade para todos, década de educação e saúde para todos", afirmou Mari Alkatiri, em entrevista à agência Lusa.

Timor-Leste realiza a 07 de julho as terceiras eleições legislativas, às quais concorrem 21 partidos e coligações, que se encontram em campanha eleitoral até 04 de julho.

"É esta a questão fundamental deste país, porque há condições para se fazer isso, há condições para se avançar, arrancar toda a população para fora do nível da pobreza", disse Mari Alkatiri.

Segundo o secretário-geral da Fretilin, maior partido de Timor-Leste, para que aquele objetivo seja sustentável, é preciso haver um plano de inclusão, que envolva todas as pessoas.

"É preciso trabalhar com as populações ao nível das aldeias e sucos para eles serem parte do processo. Não podemos de forma alguma querer desenvolvimento como uma dádiva, porque as pessoas depois não o sentem como seu", sublinhou.

Otimista em relação aos resultados do escrutínio de 07 de julho, Mari Alkatiri lamentou a proliferação de partidos, que considerou próprio dos países recém-democratizados.

"Isso vai prejudicar um pouco as eleições, beneficia os partidos grandes, mas prejudica as eleições no seu todo porque há votos que vão ser lançados à rua", disse, salientando que não é uma vantagem para a democracia.

Aos observadores eleitorais que vêm acompanhar as eleições de 07 de julho, Mari Alkatiri pediu para não verem apenas se "houve ou não violência, se houve mortos ou não houve mortos".

"Que venham para ver o processo no seu todo. Se houve intimidações, se houve ameaças, se há fraudes ou não. Fraudes eleitorais podem ser praticadas de várias maneiras", afirmou.

Questionado sobre se estava preocupado com a segurança durante o escrutínio, Mari Alkatiri disse que as eleições correm sempre bem, o problema é o pós-eleitoral.

"Só esperamos que nas legislativas tudo seja tão transparente, tão bem feito, que ninguém venha a reclamar se perder", disse.

MSE.

Lusa/Fim